sábado, 14 de agosto de 2010

Caracterização do Município de Alto Paraíso de Goiás


ALTO PARAISO está situada próxima ao ponto mais alto do Planalto Central (Pouso Alto - 1780 MT.), encravada na Chapada dos Veadeiros, sobre um gigantesco bloco de cristal.

À 230 km de Brasília, e cortada pelas rodovias GO 118 e GO 327, Alto Paraíso possui hoje uma população aproximada à 7600 habitantes (IBGE), com uma área de 2.429 km quadrados.

Alto Paraíso, depois do Projeto Alvorada (1982), foi reconhecida pelos espiritualistas de todo o mundo, como um pólo ecológico e esotérico.

Estes fenômenos atraíram uma população de ecologistas e espiritualistas, que se instalaram aqui com as mais variadas filosofias.

Com grande parte de sua população advinda de importantes centros do país, já existe em Alto Paraíso um número considerável de profissionais universitários, das mais variadas áreas, como por exemplo engenheiros, arquitetos, biólogos, fisioterapeutas, psiquiatras, homeopatas, sanitaristas, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, e outros, bem como uma infinidade de terapeutas alternativos especializados em fitoterapia, shiatsu, doin, acupuntura, reiki, cura prânica, cinesiologia, astrologia, etc.

Outro dado relevante, é a grande população volátil, de turismo diversificado, que freqüenta semanalmente esta cidade, em busca de sua realização interior, tanto no que condiz à espiritualidade, como também na exploração das imensas áreas de lazer do município. Estatisticamente, se levarmos em consideração esta população, a qual usufrui da infra-estrutura existente em todos os seus parâmetros, inclusive do Sistema de Saúde local, estima-se que o número de habitantes de Alto Paraíso ultrapassa ao da última pesquisa realizada pelo IBGE, acima descrito.

Mas, apesar de tudo isto, trata-se de um município carente financeiramente, com um dos menores percentuais de recebimento de verba da União, o mesmo ocorrendo com a arrecadação municipal. Embora seu padrão econômico esteja centrado na agricultura e agropecuária, Alto Paraíso se insere mais como cidade turística, pelas suas belezas naturais, tirando daí seu mais importante meio de sobrevivência.

Um dos graves problemas de Alto Paraíso está na falta de canais de ocupação e expressão, o que trás não só problemas sociais significativos, mas também atinge outras áreas importantes como por exemplo a da saúde, do trabalho, da educação, etc. Uma grande preocupação, também, está centrada na falta tanto de mercado de trabalho para os jovens e adultos, como de infraestruturas de lazer, pesquisas e educação informal, o que faz com que uma parcela desta população (especialmente dos jovens) busque nas drogas a relação objetal onde tudo é possível.

Com este Projeto, portanto, pretendemos iniciar um trabalho “semente”, onde a mudança de conceitos sócio-culturais possam vir dar frutos de maior consciência de cidadania à este povo carente, porém interessado no “novo”, na mudança para um mundo melhor.

Alto Paraíso é, portanto, uma cidade “sui-generis” dentre as demais do nordeste goiano, possuindo um processo de Comunidade vigente, numa construção diferenciada que envolve grande parte de seus membros. E a medida que esse processo adquire importância, o foco muda e os valores começam também a mudar. Ocorre então, um profundo sentido de família, onde os laços não são de sangue, mas de respeito e contentamento com a vida de todos. Dessa forma, a comunidade empresta alegria e sustentação para “o novo”, sendo esta uma das principais propostas deste Fórum, numa extensão que segue além das fronteiras da cidade, mas abrangendo regionalmente toda a Chapada dos Veadeiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão liberados os comentários afins ao blog ou que venham somar com nossas idéias e ideais. Não serão liberados comentários de "anônimos", somente de quem se identificar.